Skip to content

Praça do museu

October 16, 2011

A Holanda tem muitos museus interessantes, só em Amsterdam tem mais de 50. Na Museumplein tem um foco com três dos maiores: o Rijksmuseum, o museu do Van Gogh e o Stedelijk Museum.

Rijksmuseum

É o museu Real, tem uma coleção permanente bem legal, com artefatos antigos de casa, muita porcelana, tem um violino de porcelana bem bonito. Trabalho antigo com madeira também, tipo machetaria muito maneiro; e uma coleção de quadros irada. Tem umas pinturas do Brasil colonial, da época da ocupação holandesa no nordeste que é maneira, porque depois que voltaram para cá alguns pintores continuaram a pintar paisagens fantasiosas inspiradas no Brasil, então são uns cenários bucólicos de Olinda e Recife, interessante ver a visão que eles ficaram de lá, certamente não pegaram o carnaval.

Museu do Van Gogh

O museu do Van Gogh tem 3 andares dedicados ao artista com a coleção permanente e um que recebe exposições intinerantes. Na parte dedicada a Van Gogh conta a tragetória artística e pessoal dele com uma vasta coleção de quadros. Atualmente a pintura do quarto está exposta lá e tem toda uma apresentação sobre o trabalho de reconstituição dessa obra com até uma ambientação do quarto dele em tamanho real.

Uma pena que o céu estrelado não esteja lá, ele fica no MoMA em NY. Mas tem muitas outras obras famosas que podem ser vistas lá, como o girassol que são muito bonitas. Tem também muito trabalho dele que eu não conhecia e achei muito maneiro como as pinturas dele dos trabalhadores rurais da Holanda.

Stedelijk Museum

O Stedelijk Museum está fechado para obra atualmente (2011), mas no site deles diz que reabrirá em 2012. De fora parece ser bem grande. Na verdade o Rijksmuseum também está em obra e a maior parte das alas dele estão fechadas, mas o que se tem para ver lá vale a pena.

Uma boa idéia para quem pretende visitar muitos museus em Amsterdam e na Holanda é pesquisar sobre o Museumkaart. Comprando o Museumkaart você tem livre acesso a vários desses museus durante 1 ano. É um investimento válido, em setembro de 2011 custou pouco menos de €50,00. E óbvio que quanto mais você utilizar ele, mais vale a pena. A entrada dos museus varia bastante de preço, mas somando alguns deles já cobre esse valor, sem falar que o cartão também serve para outras coisas também como jardins botânicos.

Advertisements

From → Uncategorized

Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: