Skip to content

Ocupe Amsterdam

October 16, 2011

Hoje foi um dia de manifestações em diversas partes do mundo. Em Amsterdam aconteceu uma mobilização acompanhando todas as manifestações globais.

O que deu início a toda essa onda foi onda de protestos e manifestações que aconteceram no mundo árabe desde dezembro de 2010 e tiveram por característica mobilizarem as pessoas por meio das redes sociais. Essa movimentação ficou conhecida por Arab Spring e foi o que inspirou essas manifestações seguem todas mais ou menos um mesmo formato: são todas articuladas pela internet, chamam as pessoas para se mobilizarem contra o sistema atual, são apartidárias, não tem nenhuma reivindicação específica nem proposta.

#occupyWallStreet

Desde o dia 17 de setembro as pessoas estão acampadas nas ruas em NY protestando contra as desigualdades de distribuição de renda e poder nos Estados Unidos. Carregando o lema de que “nós somos os 99%”, eles dizem que representam a maioria da população que não participa das decisões que guiam a economia do país e reivindicam que o poder economico não deve ter tanta influencia nas políticas de Washington.

Pela natureza da campanha e toda sua articulação se dar no mundo virtual, é interessante ver a presença de muitos ícones da cultura popular da internet presentes na manifestação. Pode-se ver cartazes e mascaras com memes, rage comics e a figura que virou o rosto mais presente na manifestação foi a mascara de Guy Fawkes do quadrinho e filme V de vingança.

Diversas celebridades já demostraram apoio aos manifestantes e muitos até mesmo se misturaram ás multidões, mas os grandes suportadores desse movimento e que já fizeram algumas ações até em favor foram os hackers do grupo Anonimous denunciando abuso policial contra os manifestantes e divulgando alguns videos de suporte online. E no site AnonOps pode-se acompanhar todas as atividades dos Anonimous relativas ao #occupyWallStreet

#occupyAmsterdam

Aqui em Amsterdam a manifestação aconteceu na Beursplein, é um ponto bem central da cidade, fica perto da estação Central. É bem visível e a rua foi fechada, de modo que não passavem carros nem trams. Haviam pessoas com cartazes pedindo por mudanças e fim das desigualdades no mundo e culpando os governos pela crise. Tiveram batucadas e as pessoas cantando juntos a música “this is what democracy looks like”.

Mas mesmo assim foi legal presenciar isso tudo. Acho que é muito importante a proporção que todas essas manifestações estão tomando e principalmente a forma como elas estão acontecendo, todas articuladas dentro do espaço virtual convocando as pessoas e mobilizando-as. É um novo tipo de movimento que mesmo a grande mídia está com dificuldade de absorver, como foi falado nessa matéria da aljazeera.

Advertisements

From → eventos

Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: